sábado, 24 de janeiro de 2015

Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo

Capa do livro.
Título: Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
Título original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor(a): Benjamin Alire Sáenz
Páginas: 392
Editora: Seguinte
Lançamento: 2014

Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro que tem de tudo um pouco, mas que conquista o leitor por sua simplicidade e autenticidade.

É engraçado como eu estava na dúvida se iria gostar ou não deste livro quando o peguei para ler. É uma história um tanto complexa, mas não no sentido ruim da coisa. Falo levando em consideração a profundidade sentimental em que o leitor é levado nas palavras de Ari, e suas descobertas sobre os "segredos do universo".

De início é um pouco frustrante, porque o Ari (apelido para Aristóteles, que é o personagem principal e narrador) tem uma visão bastante pessimista do mundo e de sua vida. Não que isso vá estragar a leitura, mas é um ponto que pode incomodar um pouco o leitor. Entretanto, acredito que este foi um mal necessário para fazer com que a história fosse coerente, já que é com visão triste de Ari que ele passa a "filosofar" sobre a vida ao seu redor. E não é à toa que seu nome seja esse, já que o mesmo é em homenagem ao grande filósofo grego.

Felizmente, Dante entra na vida de Ari como se fosse um holofote num palco escuro. Ao contrário de Ari, Dante trás para nós uma versão muito mais vívida e agradável da vida. É difícil você não se agradar com ele. Mesmo em seus piores momentos, Dante é capaz de procurar ver a graça ou o lado positivo da situação. Suas partes são poéticas e bem feitas. Não é à toa que tenha recebido esse nome, já que faz referência ao poeta italiano Dante Alighieri.

É difícil descrever como uma "amizade" atribulada como a dos dois possa ser uma das mais bonitas e verdadeiras que já li. O autor escreve de uma maneira que o leitor fica completamente imerso na história do Ari, e o instiga à querer saber mais sobre sua vida e a vida de Dante. Quando terminei, queria muito(!) que a história não acabasse, mesmo tendo um grande final.

Um dos únicos defeitos que identifiquei no livro foi a tradução. Eu não tenho a versão original em inglês, mas só com o que eu consegui captar na leitura me deixou claro que a tradução possa não ter sido bem feita. Há uma parte em que, por exemplo, é contada uma piada, e ela não tem a menor graça. Na verdade, ela nem faz o menor sentido! Já vinha tendo alguns problemas com relação à escrita do livro e, depois que li essa passagem, ficou claro para mim que poderia ser um grande problema de tradução.

Felizmente, o desenrolar da história é tão bom que a tradução pode ser relevada, sem prejudicar a leitura. Este foi um dos melhores livros que li esse ano, até agora, e posso dizer que ele entrou na minha lista de favoritos, sem nenhum questionamento!

(Ótimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário