domingo, 21 de setembro de 2014

O Chamado do Cuco

Capa do livro.
Título: O Chamado do Cuco
Título original: The Cuckoo's Calling
Série: Cormoran Strike - Livro 01
Autor(a): Robert Galbraith (a.k.a.: J.K. Rowling)
Páginas: 448
Editora: Rocco
Lançamento: 2013

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Resenha: Quando soube deste livro pela primeira vez, fiquei incitado a lê-lo o mais rápido possível. Claro que o fato de Robert Galbraith ser, na verdade, J.K. Rowling ajudou bastante na minha decisão que, de fato, não estava enganada.

Temos que concordar que, realmente, nossas atenções já são tomadas quando terminamos de ler a sinopse. E ela continua, sem sombra de dúvidas, até terminarmos o último ponto, da última linha, do último parágrafo do livro. Galbraith consegue conduzir uma história que muitos outros poderiam tê-la deixada num tom batido de forma excepcionalmente fantástica. Cada personagem, cada rua, cada lugar é descrito de uma forma que você se sente realmente na Londres atual.

Confesso que a história se torna um pouco chata, pois, sendo um romance policial, não podem faltar as investigações da situação que inicia toda a história do livro. Porém, chega um momento que, de tanta informação, a história fica um pouco confusa e enjoativa. Mas nada que faça com que desistamos do livro.

Cada personagem tem uma história mais realista e profunda que outro. Claro que uns se destacam mais, mas todos são tão bem trabalhados, que chegamos a torcer por eles para que não sejam o culpado no fim das contas. E sem falar nos diálogos, que são colocados de forma inteligente e precisa.

Mas o que realmente me fez gostar muito da leitura foi o final. Ao longo do livro, Galbraith traz tantos problemas que nos somos pegos perguntando se tudo será resolvido no final. E, ao chegarmos lá, sabemos que essa dúvida nunca deveria ter aparecido, pois o autor amarra cada fio solto que pensamos ter sido deixado para trás, dando à história um grand finale!

Um livro muito bem escrito, em uma edição maravilhosa (que também está disponível em capa dura!), com uma tradução magnífica, só poderiam ser coisas que envolvessem a rainha Rowling mesmo, né? Estou ansioso para ler a continuação, O Bicho da Seda, que está programado para ser publicado este ano no Brasil (adicione o livro à sua estante no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/377422). Recomendo para todos!

(Muito bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário