sexta-feira, 4 de outubro de 2013

2h37 - É Só Uma Questão de Tempo

Poster do filme.
Título: 2h37 - É Só Uma Questão de Tempo
Título original: 2h37 - It's Only a Matter of Time
Diretor(a): Murali K. Thalluri
Duração: 1h 31min
Ano de lançamento: 2006

Alerta de Spoilers!

Baseado em fatos reais, o filme "2h37 - É Só Uma Questão de Tempo" nos mostra, em seu início, o suicídio de um dos alunos, mas não deixa claro quem o cometeu, com o objetivo de mostrar as histórias dos outros personagens envolvidos, para que o espectador identifique quem realmente se matou.

De forma original, seis diferentes histórias são mostradas para os espectadores, sendo que uma é mais complexa que a outra. Temos Marcus, um adolescente que tem problemas de relação com o pai, e que, a todo momento, tenta dar o melhor de si nas coisas que faz. Melody, sua irmã, que sofre abusos sexuais, e acaba sendo engravidada por ele. Luke, que é o típico adolescente esportista, que tem uma namorada legal, mas seu real problema é que ele não sente atração por mulheres, e sim por homens. Isso reflete diretamente em Sean, que é gay assumido, e sofre preconceito por isso, pois ele ama Luke, mas o mesmo não suporta a ideia de ficar com ele. A namorada de Luke, Sarah, que sofre de algum problema no estômago e vomita constantemente, e sofre desilusões por conta de seu namorado, mas mantendo-se confiante em seu relacionamento, pois o ama. E por último Steve, que é coxo, e possui problemas fisiológicos, fazendo-o urinar nas calças constantemente. Esse por sua vez é incompreendido pelos alunos da escola, por conta de seus problemas.

Mas, o curioso de todo o filme é que, por mais que nós tenhamos uma história pior que a outra, nenhuma delas é do(a) aluno que se matou. Isso só é revelado ao final do mesmo, mostrando que quem se mata é Kelly, uma garota que fica, ao longo do filme, aparecendo e falando com os outros personagens, e que é sempre deixada de lado pelos mesmos. Então concluímos que o problema dela não envolve estupro, conflitos existências, ou problemas fisiológicos, o problema dela é que ela é invisível. Isso mesmo, invisível! Só ao final do filme percebemos que ela falou com todos os personagens, foi ignorada, e também que ela não foi apenas ignorada por eles ou pelos outros alunos, ela também foi ignorada por quem estava assistindo! Os problemas dos outros são tão complexos que nem percebemos a presença dela ou de seus problemas.

O filme é muito bom, me fez abrir os olhos para os problemas dos outros, e não apenas para os meus e para pensar a respeito da importância do convívio social, que muitas vezes tem sido prejudicado por vários fatores, inclusive pelo uso das tecnologias. Recomendo à todos que gostem de ver uma história original sobre suicídio.

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário